Vejam o robozinho esquiador que o pessoal da Eslovênia desenvolveu. Quero ver se ele tem as manhas de participar da nossa competição anual de esqui brasileiro!
Estou montando um ambiente de desenvolvimento para PIC em Linux. Pelo que eu pude constatar, a Microchip não disponibiliza o mesmo número de ferramentas para Linux quanto para Windows, mas ainda assim existe um conjunto de ferramentas livres para o sistema do pinguim: Compilador - SDCC ; Coleção de utilitários para PIC - gputils; Gravadora - Hardware para o programador serial compatível com JDM da Olimex. Existem outras opções mais sofisticadas no site da Olimex, mas o design JDM é bem simples e barato. O único inconveniente é que ele usa porta serial real, sendo que os conversores USB/Serial não costumam funcionar. Gravadora - Software de gravação picprog; IDE - Piklab . Link para vários utilitários (gravadora, IDE, etc) - GNUPIC . Existe também este pequeno tutorial mostrando como programar em C para PIC. Existe também este outro que é mais completo. Na página do Scott Dattalo existe mais ferramentas e dicas para uma utilização mais eficiente do PIC. Um conjunto básico de ferra...
Shakey, construído na segunda metade da década de 60, foi o primeiro robô móvel de propósito geral capaz de raciocinar e escolher suas próprias ações a partir de comandos gerais em linguagem natural. Naquela época ele já tinha algoritmos para controle de movimento, algoritmos de localização, planejamento de rotas, percepção e tomada de decisão. Ao se locomover, o robô tremia bastante, daí o nome Shakey. Confiram um vídeo histórico:
Para quem usa LyX no MacOS, às vezes é muito frustrante saber que seus atalhos favoritos do LyX no Linux não funcionam no MacOS. Um jeito simples é ir em LyX->Preferences->Editing->Shortcuts e adicionar seus atalhos. Por exemplo, caso o atalho seja para inserção de referências cruzadas, basta escolher a função dialog-show-new-inset ref ( https://wiki.lyx.org/FAQ/Referencing ) e digitar o atalho desejado como, por exemplo, ctrl+option+i R . Nesse caso, quando o usuário quiser inserir uma referência cruzada, ele deverá apertar ctrl, option e a letra i, simultaneamente, e em seguida a letra 'r'.
Comentários