Postagens

Mostrando postagens de janeiro 6, 2014

Quando a robótica encontra a arte

Quando robôs se misturam à arte, só pode sair coisa boa. A Bot & Dolly, recentemente comprada pela Google, apostou nessa ideia e acertou em cheio: Para quem gosta de Making-of, voilà como o vídeo foi feito:

RHex, o robô acrobata de seis patas que "faz" Parkour

Bom, dizer que este robô é um acrobata talvez seja um pouco demais. Dizer que ele seja capaz de fazer Parkour também é um pouco de exagero. Mas que esse robô é impressionante, ah isso sim. Confiram:

Valkyrie, o robô "super-herói" da NASA

Confiram aquele que talvez seja o primeiro robô humanóide a pisar em Marte:

Manipulação cooperativa usando manipuladores móveis

O grupo da Daniela Rus vem realizando um trabalho bem interessante de manipulação cooperativa usando manipuladores móveis. Neste primeiro vídeo, dois Kukabots trabalham cooperativamente para montar uma mesa do IKEA: Já neste vídeo, os robôs cooperam na manipulação de objetos deformáveis enquanto desviam de obstáculos: Neste último vídeo, os robôs interagem com as pessoas na montagem dos móveis do IKEA. O vídeo é muito interessante, pois mostra que, algumas vezes, a interação não é muito boa e os humanos ficam um pouco perdidos, até mesmo frustrados. Esse tipo de honestidade intelectual nem sempre é muito aparente nos vídeos feitos na área de robótica.