Postagens

Mostrando postagens de julho 29, 2012

Robótica na indústria cinematográfica

Imagem
Os robôs estão sempre presentes em Hollywood, não somente à frente das câmeras, mas também atrás delas. Confiram:

A robótica chega ao meio publicitário

Imagem
Lembro quando um de meus alunos de graduação me disse "professor, não gosto de robótica". Eu respondi "O QUÊ??? POR QUE?". "Porque robótica não serve para muita coisa, professor. Serve só para fazer soldagem." O garoto, tão jovem, ainda estava pensando na robótica da década de 1960. Mal sabia ele que robótica encontra-se hoje em muita coisa fora do meio industrial. Acabo de encontrar a sua aplicação no meio publicitário. Confiram a propaganda do Nexus S da Google. Curtam também o making of:

Carro-grafiteiro-robótico

Imagem
Acho que nem todo grafiteiro vai ter condições de comprar um carro como esse. Já estou até vendo pichador de muro alegando se sentir excluído... =)

Pérolas da assembléia dos professores

Eu, jovem professor recém doutor, estava na minha primeira assembleia para decidirmos a posição da UFMG perante o comando nacional de greve. Uma professora da Faculdade de Educação (FAE) pediu a palavra e leu o manifesto que alguns professores de sua faculdade escreveram. Em resumo, o manifesto dizia que o movimento de greve não deveria ser ligado somente ao movimento sindical, mas deveria também contemplar aspectos científicos, já que a universidade se apoia sobre o tripé da educação, pesquisa e extensão. E então veio a reação. Um professor, não lembro de qual faculdade, começou dizendo "Bla bla bla, bla bla bla (...) e digo mais, PARTICIPAR DO SINDICATO TAMBÉM É FAZER CIÊNCIA!". Quem me conhece já deve ter imaginado a cara que eu fiz. Um segundo professor, agora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), pede a palavra e se direciona à professora da FAE que escreveu o manifesto: "Cara colega, já digo de antemão que eu discordo em gênero, número e grau