Asimo: the full show

Eu coloquei vários vídeos curtos do Asimo, mas este é particularmente impressionante. Asimo é hoje o robô humanóide mais desenvolvido do mundo. Resultado de mais de 25 anos de desenvolvimento contínuo, este robô do tamanho de uma criança de uns sete anos está com movimentos fluidos e evidencia o que podemos esperar para os próximos anos: robôs realmente capazes de nos assistir no dia a dia.

Se quisermos fazer parte desta revolução científico-tecnológica, teremos que manter o foco e, acima de tudo, teremos que fazer projetos com início, meio e fim. Como já havia observado Karl Popper, existem cientistas que estão sempre correndo atrás de assuntos quentes. Esse pessoal geralmente publica muito, mas não propõe ideias instigantes, desafiadoras e que empurram a fronteira do conhecimento. Isso porque eles estão sempre correndo atrás, sempre em segundo lugar. Eles vão atrás do que é publicável, do que vai impulsioná-los em suas carreiras. 

Por outro lado, os verdadeiros cientistas se preocupam em criar técnicas e formalismos teóricos que vão construir e compor o conhecimento vigente. Isso requer comprometimento, dedicação, mente aberta e foco. Os 25 anos de desenvolvimento do Asimo mostram que os roboticistas da Honda tiveram todos esses atributos e, em minha opinião, o retorno que eles tiveram não poderia ser melhor. Confiram:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programando PIC em Linux: Ferramentas

História de pescador